Vídeos para o despertar



Get the Flash Player to see this player.

Participação



'Projeto Crescer com Arte' promove educação ambiental para jovens de Fortaleza - CE Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Notícias - Educação
Escrito por LuaEstrela   

'Projeto Crescer com Arte' promove educação ambiental para jovens de Fortaleza - CE

Tatiana Félix * - Fortaleza - Adital

Desde 1994 a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (CE) desenvolve o Projeto Crescer com Arte, com o objetivo de promover a educação ambiental para jovens fortalezenses com idade entre 13 e 17 anos.

Qualquer adolescente pode participar das atividades que englobam, além da educação ambiental, oficinas de teatro, artes visuais, hip hop, esporte e informática. Mas a prioridade é dada para aqueles que estejam em situação de rua, em conflito com a lei ou que tenham sido vítimas de exploração sexual. O único requisito é estar regularmente matriculado na escola e freqüentando as aulas.

Os pais devem acompanhar os interessados no momento da inscrição e levar um encaminhamento do Conselho Tutelar. Os jovens podem permanecer no projeto por um período máximo de dois anos.

De acordo com Herivelto Teixeira, coordenador do Crescer com Arte Pio XII, o principal objetivo é auxiliar os adolescentes a organizarem seu projeto de vida e exercerem sua cidadania. A iniciativa tem a missão de abrir possibilidades de futuro para os participantes.

Atualmente, cerca de 80 adolescentes são atendidos pelo programa. O coordenador comenta que as atividades representam uma oportunidade para que eles aprendam e ocupem o tempo ocioso, já que essa é uma fase da vida onde se tem curiosidade para experimentar muitas coisas, boas ou ruins.

Ele informa que o projeto já beneficiou mais de 1500 adolescentes da capital cearense e que alguns destes retornam como protagonista, dando aulas ou palestras.

Sobre a educação ambiental, Herivelto ressalta a importância de orientar o adolescente sobre a preservação ambiental, reciclagem, respeito ao próximo, para que ele possa colocar os conceitos em prática no seu dia-a-dia, multiplicando ações no meio em que vive.

A sede fica no bairro São João Tauape e tem unidades espalhadas por outros bairros da cidade. Mais informações através dos telefones: (85) 3452.2458 ou (85) 3257.1413

* Jornalista da Adital

-

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=42471

 
Banner