Vídeos para o despertar



Get the Flash Player to see this player.

Participação



Por uma mídia livre Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Notícias - Comunicação e expressão
Escrito por LuaEstrela   

Por uma mídia livre

Adital

Nos próximos dias 14 e 15 de junho, será realizado o 1º Fórum de Mídia Livre, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento é resultado de uma seqüência de encontros entre acadêmicos, jornalistas, ativistas e estudantes que se mobilizaram para combater um problema central da comunicação social no Brasil: o monopólio da informação exercido pelos grandes meios de comunicação de massa, que concentram concessões e verbas publicitárias governamentais, dificultando o acesso de outros veículos de informação ao espaço midiático.

A mobilização teve início numa reunião em São Paulo, envolvendo 42 pessoas, entre jornalistas, professores e estudantes, no dia 8 de março deste ano. O encontro teve prosseguimento em Porto Alegre, com a presença de 49 pessoas e na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro. Posteriormente, foram realizadas reuniões em outras cidades do país, como Belém (PA), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). Entre as principais questões levantadas, destacaram-se a preocupação em se formar comunicadores-cidadãos, a potencialização das formas de ser, pensar e agir de segmentos economicamente excluídos e novas perspectivas da comunicação, mais plurais e democráticas.

Os organizadores do Fórum terão como objetivo garantir, junto ao poder público, espaço para os veículos da mídia livre nas TVs e rádios públicas e promover a regulação da distribuição das verbas publicitárias no país. Para isso, os participantes vão elaborar documentos que serão enviados para Brasília. No encontro, ainda serão discutidos o avanço da mídia livre por meio de redes digitais e microestruturas improvisadas e autônomas, que vêm permitindo movimentos de resistência às formas culturais que predominam nos veículos da Grande Mídia.

Mesas de debate baseadas em cinco eixos temáticos - Democratização da Publicidade Pública e dos Espaços na Mídia Pública, Políticas Públicas de Fortalecimento da Mídia Livre, Fazedores de Mídia, Formação para Mídia Livre e Mídias Colaborativas/Novas Mídias -, seguidas por oficinas e uma feira de projetos constituirão as formas pelas quais se dará o intercâmbio entre os interessados na formação de novos parâmetros comunicacionais e em transformações efetivas no modo como a informação é mediada no Brasil.

Mais informações no site http://forumdemidialivre.blogspot.com/

Por João Reis, colaborador da Revista Consciência.Net, estudante de jornalismo da UFRJ e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ.

-

Fonte:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=33476

 

 
Banner