Informações sobre Impostos Automotivos no Rio de Janeiro

Os contribuintes proprietários de veículos automotores do Estado do Rio de Janeiro poderão conferir abaixo informações sobre o IPVA, como valores, alíquotas consultas, tabelas, vencimentos e 2 Via no DETRAN RJ.

O IPVA Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Rio de Janeiro tem a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ RJ e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RJ como responsáveis pelo recolhimento.

O imposto deve ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos automotores, independente da categoria. Além do IPVA, outro imposto que deve ser pago todos os anos é o licenciamento 2024 DF, pois o não pagamento do mesmo pode gerar problemas para vocês ao rodar com o veículo.

Para calcular o valor a ser pago de IPVA anualmente o contribuinte deve multiplicar dois valores: o valor venal do veículo e a sua alíquota correspondente.

O valor venal de um veículo é o seu valor normal de mercado. No Estado do Rio de Janeiro é utilizada a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para veículos usados. Já para veículos novos é considerado o valor constante na nota fiscal de compra.

Para o licenciamento 2024 RJ a alíquota continua a mesma: 2% para todos os veículos. A exceção é para os veículos novos comprados para locadoras, que terão a alíquota de 1%%. Já as motos de 125 cilindradas estão isentas do pagamento do imposto.

Datas de Vencimento e Pagamento IPVA Rio de Janeiro

O tributo incide sobre os mais de 600 mil veículos no estado, e arrecadação estimada é de aproximadamente R$ 130 milhões.

O calendário de vencimentos tem início em janeiro e término somente em novembro. Os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa.

Os contribuintes têm duas opções de pagamento: à vista com desconto e parcelado sem desconto.

O pagamento à vista deve ser efetuado até o vencimento da terceira e última parcela e o desconto concedido é de 10%.

Já o pagamento parcelado é em três vezes com vencimentos em meses consecutivos. Muita atenção aos meses de vencimento, que diferem conforme a placa.

O pagamento parcelado deve ainda ser solicitado ao DETRAN RJ com dois meses de antecedência.

2 Via e Consulta do IPVA Rio de Janeiro no DETRAN

Para efetuar consultas do IPVA RJ e emitir a 2 Via de documentos para pagamento acesse o site oficial do DETRAN, disponível no endereço eletrônico.

Informações sobre o IPVA poderão ser obtidas também junto da SEFAZ.

Pode reprovar no Sisu

      Nenhum comentário em Pode reprovar no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das principais formas de ingresso no ensino superior público no Brasil. Por meio dele, estudantes podem concorrer a vagas em universidades federais e estaduais utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, muitos candidatos ficam preocupados com a possibilidade de reprovação no Sisu. Neste artigo, vamos esclarecer essa questão e fornecer algumas dicas importantes para lidar com essa situação.

Reprovação no Sisu: existe essa possibilidade?

É importante ressaltar que o Sisu não é um sistema eliminatório, ou seja, não há uma nota de corte mínima que garanta a reprovação. O processo seletivo do Sisu é baseado na nota do Enem e no número de vagas disponíveis em cada curso e instituição. Portanto, a reprovação no Sisu pode ocorrer quando a nota do candidato não é suficiente para garantir uma vaga no curso e na instituição desejados.

Como evitar a reprovação no Sisu?

Para evitar a reprovação no Sisu, é fundamental que os candidatos se preparem adequadamente para o Enem, buscando obter uma boa nota. O Enem aborda diversas áreas do conhecimento e é importante estudar de forma consistente e organizada, dando atenção especial às disciplinas que têm maior peso no curso desejado.

Outra dica importante é pesquisar as notas de corte dos anos anteriores. Isso pode ajudar o candidato a ter uma noção de qual a nota de corte do SISU será necessária para garantir a sua vaga.

Como lidar com a reprovação no Sisu?

Caso o candidato seja reprovado no Sisu, é importante ter em mente que essa não é o fim do mundo. Existem diversas outras formas de ingresso no ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ingresso direto em instituições privadas.

Além disso, se o candidato realmente deseja ingressar em uma universidade pública, ele pode tentar novamente no próximo ano. O Sisu é realizado uma vez por semestre, portanto, a chance de conseguir uma vaga ainda existe. É importante avaliar os pontos que podem ser melhorados em sua preparação e buscar orientação para se preparar adequadamente para o próximo processo seletivo.

A reprovação no Sisu não é algo determinante, mas sim um resumo da realidade que se reflete no número de vagas disponíveis em cada curso e instituição. Por isso, é fundamental se preparar para o Enem e buscar informações sobre as notas de corte do Sisu. Lembre-se de que existem outras possibilidades de ingresso no ensino superior e não desanime se não receber a aprovação pelo Sisu. Persista em seus objetivos e busque outras alternativas para alcançar seu sonho de cursar uma faculdade. Mais informações sobre o Sisu e o processo seletivo podem ser encontradas no site sisu2024.pro.br.

Participantes Do BBB, Recebem Segunda Punição Na Semana Por Descuido De Kaysar

Durante a tarde de quarta-feira (07), todos participantes do Big Brother Brasil receberam mais uma punição. Desta vez foi causada pelo brother Kaysar que por descuido usou alimento do grupo Tá Com Tudo.  O sírio está no grupo Tá Com Nada, mas a gengibre que ele pegou é do Tá Com Tudo. Ayrton avisou o brother, mas como ele já tinha colocado na água não impediu de ser punido.

“As regras foram lidas e esclarecidas para todos. O Tá com Nada não pode comer nem manipular alimentos do Tá com Tudo. Com tanto tempo de programa, vocês já deveriam saber o que fazer. As punições vão ficar mais severas. São 500 estalecas para cada um na casa“, Disse a voz da produção do programa alertando os participantes do BBB.

Kaysar penalizou pela punição, e em seguida se desculpou com todos os brothers. “Foi mal, cara, desculpa”, falou para o patriarca da família Lima, Ayrton tentou consolar: “Relaxa cara”.

Estudar em uma das melhores instituições de ensino no país

Já pensou como seria incrível estudar em uma das melhores instituições de ensino no país? Através dos cursos gratuitos do SENAI SP 2024, você pode mudar o rumo de sua vida! Quer saber tudo sobre o SENAI SP 2024 e descobrir como isso é possível? Leia esse post atentamente até o final.

SENAI SP 2024: Conheça o SENAI

O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição brasileira privada criada em 1942 no Rio de Janeiro. Hoje, há unidades do SENAI presentes em todo o país.

O principal objetivo da instituição é dar apoio às áreas industriais e tecnológicas, formando profissionais cada vez mais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.

Além disso, ciente de sua responsabilidade social, o SENAI também distribui bolsas de estudo integrais para aqueles que não tem condições de pagar por um curso. Quem mora em São Paulo e se enquadra nesse grupo pode se beneficiar muito com os cursos gratuitos do SENAI SP 2024.

É sobre esses cursos que falaremos a seguir.

SENAI SP 2024: Como Funcionam os Cursos Gratuitos?

O SENAI SP possui um programa chamado Aprendizagem Industrial Comunidade. Através desse programa, a instituição oferece cursos gratuitos de aprendizagem industrial direcionados a candidatos que não podem pagar as mensalidades e buscam capacitação para conquistar o primeiro emprego.

Qualquer curso oferecido de forma gratuita possui uma lista de requisitos que devem ser preenchidos, visando uma distribuição de vagas mais justa. Com os cursos do SENAI SP 2024 não será diferente.

No tópico a seguir, você poderá conferir os requisitos básicos de participação para concorrer a uma vaga em um dos cursos do programa Aprendizagem Industrial Comunidade.

SENAI SP 2024: Requisitos Para Participar dos Cursos Gratuitos

Se você está pensando em estudar em 2024, saiba que está tomando uma decisão muito sábia ao optar pelo SENAI.

Veja, a seguir, os requisitos que devem ser preenchidos para que você possa concorrer a uma vaga:

  • Os candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental
  • Os candidatos devem estar em busca de capacitação para conseguir o primeiro emprego, assim, não podem ter trabalhado antes
  • Os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos na data que o curso inicia
  • Os candidatos devem ter idade suficiente para que possam concluir o curso antes de completar 18 anos (*)
  • Os candidatos não podem ter condições de pagar pelos estudos

(*) Alguns cursos possuem regras diferentes de idade. Clique aqui para conferir.

A seleção dos candidatos pertencentes à comunidade ocorre para preencher as vagas que sobraram de processos seletivos realizados para candidatos encaminhados por empresas contribuintes do SENAI SP.

SENAI SP 2024: Principais Cursos

Até o momento, não foram divulgados os cursos que serão disponibilizados em 2024, mas já podemos adiantar as áreas de atuação. Confira:

  • Alimentos
  • Automobilística
  • Calçados
  • Construção Civil
  • Couro / Sintético
  • Eletricidade
  • Gráfica
  • Informática
  • Marcenaria
  • Mecânica
  • Metalurgia
  • Mobiliário
  • Vestuário

SENAI SP 2024: Inscrições

As inscrições para os cursos de 2024 ainda não estão abertas.

O processo seletivo com abertura mais próxima possibilita que o aluno comece a estudar já em 2016. Confira o período de inscrição:

Das 14h de 02/05/2016 até 21h de 13/05/2016

Acessando o site oficial do SENAI SP, você pode conferir informações sobre a prova e também poderá se inscrever assim que o processo seletivo iniciar.

SENAI SP 2024: Contato

Caso você tenha dúvidas, pode entrar em contato com o SENAI SP através dos seguintes telefones:

  • Grande São Paulo: (11) 3528-2000
  • Outras localidades: 0800 55 1000

Se preferir, pode visitar o edifício sede do SENAI em São Paulo que fica localizado no seguinte endereço:

  • Paulista, 1313 – São Paulo, SP – CEP 01311-923

Pagar o IPVA é uma obrigação anual dos proprietários de veículos terrestres

IPVA 2024 PR – Hoje em dia existe imposto praticamente sobre tudo. Alguns são uma maneira de pagar a importação dos produtos, outros são apenas para arrecadar dinheiro, como no caso do IPVA, que é o imposto cobrado a quem possui um veículo, seja ele carro, moto ou caminhão.

Pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é uma obrigação anual dos proprietários de veículos terrestres, isso vale para todo o país. No Paraná não é diferente, a redução do tributo é progressiva e ocorre conforme a idade do veículo. Em caso de veículos novos, o primeiro IPVA 2024 PR já é pago no ato do registro do veículo.

IPVA 2024 PR

O ano de 2014 já está acabando e agora já está na hora de pensar no pagamento do IPVA 2024 PR. Esse é um tributo é cobrado através do DETRAN (Departamento de Trânsito do estado), principal responsável pela situação do trânsito em todos os municípios. Além de cobrar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores o DETRAN-PR também se responsabiliza por implementar todo tipo de normas e/ou controles de trânsito e de ambiente das ruas das cidades.

Quem não paga o IPVA 2024 PR em dia fica impossibilitado de circular com o veículo por ruas e rodovias do estado do Paraná ou em qualquer outra área do Brasil, e caso o veículo seja parado nessas condições, isso acarretará problemas como apreensão do veículo, multa e pontos na carteira para o proprietário.

O pagamento do IPVA 2024 PR pode ser feito à vista (o que garante um desconto, na maioria das vezes) ou parcelado em até três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março). A arrecadação de 50% do imposto pago é dada ao município, que repassa a verba a áreas como saúde, educação, segurança e, claro, transporte.

Consulta e Pagamento IPVA 2024 PR

Quem quiser consultar sua situação e saber o valor do IPVA 2024 PR, pode acessar o portal do DETRAN (www.detran.pr.gov.br) e escolher dentre os serviços disponíveis online qual é o que atende suas necessidades. A consulta IPVA 2024 PR pode ser feita através de envio de dados como número do RENAVAM e do CPF do proprietário do veículo e pode ser realizada a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Essa já é uma grande vantagem para o povo, que antigamente deveria fazer a consulta tributária do IPVA apenas pessoalmente em uma agência do DETRAN.

O pagamento do IPVA 2024 PR, assim como em outros estados brasileiros, é de valor individual. Isso significa que cada proprietário vai pagar uma quantia que irá ser calculada de acordo com algumas características do veículo, como marca, o modelo e o ano do veículo. A alíquota também é diferente para carros, motos e caminhões, e varia anualmente, de acordo com a inflação. Por isso é importante consultar o valor com antecedência (o primeiro pagamento do IPVA 2024 PR é feito em janeiro) e ficar atento para não perder o vencimento dos boletos de pagamento, o que pode gerar muita dor de cabeça e burocracia.

Tabela IPVA 2024 PR

A tabela IPVA 2024 PR ainda não foi divulgada, então para ter uma base e noção, confira a tabela do IPVA ainda deste ano enquanto a nova não é divulgada:

Se você participa dos FIES deve ficar atento aos prazos determinados

Quem for realizar o aditamento FIES 2024 deve ficar atento aos prazos determinados. Alguns estudantes acabam deixando essas datas passarem e acabam perdendo benefício. Não seja um deles. Veja como fazer o seu aditamento FIES 2024 aqui!

Desde 1999, o FIES vem ajudando centenas de estudantes brasileiros a se formar graças aos financiamentos concedidos.

Com as novas mudanças nas regras do programa, mais pessoas passaram a ser beneficiadas com esse financiamento. Dividido em três modalidades, contempla agora candidatos de famílias com renda per capita de 3 a 5 salários mínimos por mês.

Agora, que mais precisa do financiamento para estudar, pagará por uma taxa de juros muito menor.

É muito importante que o estudante contemplado não esqueça de fazer a renovação do contrato de financiamento se quiser continuar a ser beneficiário. Muitos esquecem e esse texto foi justamente criado para lembrá-los.

Quem pode solicitar o FIES 2024?

Quer saber se você pode solicitar ou não o FIES 2024? Veja a seguir se atende a esses requisitos obrigatórios:

  • Ter feito as provas do ENEM a partir de 2010;
  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a nota da prova de redação;
  • Pertencer a uma família com renda per capita de até 5 salários mínimos.

Tipos de aditamento FIES 2024

O aditamento FIES 2024 é feito duas vezes por ano, geralmente no início e no meio do ano.

✓ Saiba quem são as Instituições parceiras do Educa Mais Brasil!

Se você é um dos contemplados e utiliza o financiamento oferecido pelo FIES, deve estar consciente de que é obrigatório fazer esse aditamento.

Existem dois tipos de aditamento:

  • Aditamento simplificado: Para fazer esse tipo de aditamento, o aluno não precisa alterar nenhuma informação nos seus dados cadastrais. O mesmo também não possui nenhuma pendência financeira;
  • Aditamento não simplificado: Quem faz esse tipo de aditamento são os alunos que precisam fazer alterações nos seus dados cadastrais e/ou que possuem pendências financeiras.

Como solicitar o aditamento?

O aluno receberá a solicitação de aditamento pela CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Assim que ele recebe essa solicitação, ele deverá utilizar o SisFIES para dar entrada no aditamento.

✓ Faça AGORA a inscrição no FIES 2024!

Nesse momento o estudante deve conferir com atenção todas as informações inseridas no SisFIES e ver quais alterações precisam ser feitas.

Como fazer a renovação ou aditamento FIES

Está com dúvidas de como fazer o aditamento FIES 2024? Aprenda como fazer seguindo esses passos abaixo:

  • Acesse esse site;
  • Clique na opção “aditamento de contrato”;
  • Preencha os seus dados de login e verifique todas as informações. Se estiverem corretas, clique em “sim”;
  • Se quiser fazer alguma alteração, essa é a hora. Ao terminar, clique em “confirmar aditamento”;
  • Ao final do processo, aparecerá uma tela confirmando a realização do aditamento.

O estudante terá um prazo de apenas 20 dias para comparecer a CPSA e retirar o seu DRM ou documento de matrícula. Este documento precisa estar assinado.

Financiamentos não simplificados requerem o comparecimento do estudante e seu fiador ou representante legal para assinar o contrato nos agentes financeiros.

Lembre-se: quem não faz o aditamento, perde o financiamento!

Renault Clio: saiba tudo!

      Nenhum comentário em Renault Clio: saiba tudo!

Renault Clio 2023: A Renault é uma das maiores montadoras de carros do Brasil e está investindo alto em um novo modelo para se tornar popular em nosso solo. Estamos falando do novo Renault Clio 2023 e é sobre ele que iremos falar, discutir e informar no nosso artigo de hoje que contará com fotos do novo Clio 2023, informações, preços, opinião de quem já comprou o carro e também comparações com modelos concorrentes para uma melhor análise do carro.

O Novo Clio vem com um toque esportivo muito elogiado.

O Renault Clio é o carro de linha popular que tem o “título” de segundo mais vendido do Brasil, dentro da marca Renault. O carro só perder para o Renault Sandero 2023. Este carro chegou em terras tupiniquins no ano de 1999 e com boas jogadas de marcketing e oferecendo um carro bom, econômico e barato, logo se tornou um dos líderes de venda tanto na montadora, quanto na concorrência em geral. Na chegada ao Brasil o carro contava com motores 1.0 e 1.6. Após estabilizar a fábrica do modelo aqui no Brasil, em 2004 a Renault colocou também a venda o Clio com propulsor de 1.6 16V hi-flex. Na apresentação do modelo 2006, foi a vez do modelo com motor 1.0 contar também com o propulsor de 16V e já com a tecnologia biocombustível.

O interior do novo Clio é fantástico!

Renault Clio: Informações

O Clio 2023 veio mais leve do que seu anterior e também mais robusto. A fabrica investiu e ainda investe pesado em propaganda para popularizar o modelo que tem tudo para se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. O Clio e o Renault Kwid 2023 vem com ainda mais economia de combustível, o que nos dias de hoje é um passo a frente a frente dos concorrentes.

Consumo do novo Clio: Um diferencial

Um diferencial do novo Clio para os demais concorrentes é o seu baixo consumo de combustível. E claro, as opções. Nele você abastece com etanol ou combustível. É um diferencial porque, nos dias de hoje com a gasolina 20% mais cara, um consumo melhor pesa menos no bolso e faz com que o Clio esteja um passo a frente dos demais concorrentes.

O modelo faz 10 km com apenas 1 litro de combustível. O baixo consumo explicasse pelo carro ser compacto, leve. Na versão 2023, o Clio está 70 kilos mais leve, o que faz com que ele exiga menos do motor fazendo com que o consumo seja menor.

Mesmo com o consumo baixo, o Renault Clio 2023 não aparece como um “carro molenga”. Muitos que opinam sobre o carro, dizem que é um carro robusto, que tem partida forte e “valente”.

Um carro esportivo com preço popular e MUITO economico

Preços e Versões

Após muitas informações sobre consumo, informações, opiniões e tanto bla-bla-bla, chegou a hora de você ver se vale, ou não, apena ter um Clio 2023 em sua garagem e além do mais saber as versões do carro (que não são tantas).

O novo Clio 2023 vem pra concorrer com os líderes de venda no Brasil.

Eai, o que achou do novo Clio 2023? Comente conosco. Deixe sua opinião. Tem um Clio? Fale sobre ele. Seu comentário pode fazer parte deste artigo!

Leia também: Informações sobre Impostos Automotivos no Rio de Janeiro.

Valores dos Salários no Mercado de Trabalho

A função da tabela do aumento do salário mínimo 2023 é trazer informações sobre os ajustes de salários que acontecem com os profissionais que atuam no mercado de trabalho. As informações da tabela Piso Salarial 2023 são importantes para que os profissionais têm conhecimento da devida remuneração a qual possuem direito por isso vamos ver mais informações sobre a tabela completa.

Piso Salarial 

A tabela Piso Salarial 2023 é também usada por aqueles que estão iniciando suas escolhas para uma vida profissional, pois com a consulta da tabela é possível ter acesso ao piso de diferentes profissionais.

Antes de falar sobre o piso salarial 2023 vamos entender o que ele é, esse é o valor que cada trabalhador possui como direito de receber dentro de cada categoria especificada pela tabela.

Existe uma lei para que as empresas não paguem um valor menor que o piso salarial 2023 para seus funcionários, cada salário e determinado por meio da realização de uma média nacional, que é feita com valores de podem variar de acordo com a região do país onde você está.

As empresas atualmente precisam seguir um plano de remuneração de seus funcionários, e esse plano precisa ser de acordo com a tabela Piso Salarial 2023.

Piso Salarial – Atualizações

Todos os anos a tabela piso salarial é atualizada, seguindo o salário mínimo estipulado pelo governo para o país. Existem na tabela um piso para cada um dos profissionais existentes, alguns desses profissionais que estão na tabela são:

  • Professores;
  • Vigilantes;
  • Administrativos;
  • Analistas;
  • Assistente de vendas;
  • Atendente;
  • Biólogo;
  • Balconista;
  • Médico;
  • Padeiro;
  • Piloto;
  • Pintor.

Para o ano de 2023 o piso salarial será ajustado de acordo com a data base de todas as categorias de profissionais, dessa forma o ajuste é feito sobre um acordo.

É por meio da data base que é possível um acerto acordado pelas partes envolvidas para que o reajuste anual da tabela seja realizado, porém é sempre importante lembrar que o valor irá variar de estado para estado, e até mesmo de empresa para empresa.

Piso Salarial – Valores

Para os novos valores do piso salarial 2023 já existem leis que irão trazer aumentos no próximo ano, uma dessas leis é a do piso dos professores, veja:

Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os professores do magistério público da educação básica será de R$ 2.743,65 (dois mil, setecentos e quarenta e três reais e sessenta e cinco centavos) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 3º O valor de que trata o art. 2º desta Lei passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2023, e sua integralização, como vencimento inicial das Carreiras dos profissionais da educação básica pública, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:

I – a partir de 1º de janeiro de 2023, acréscimo de 1/3 (um terço) da diferença entre o valor referido no art. 2º desta Lei e o vencimento inicial da Carreira vigente;

Piso Salarial – Novos valores

Para o ano de 2023 ainda não foram divulgados os novos valores, por esse motivo somente a tabela de piso salarial 2022 está disponível.  O provável é que até o início do ano seja divulgada a tabela piso salarial 2023.

Servidores públicos recebem um benefício muito semelhante ao PIS, conheça!

Os servidores públicos recebem um benefício muito semelhante ao PIS, é o PASEP. Esse benefício é pago anualmente nas datas determinadas de acordo com o calendário PASEP. No artigo de hoje você vai conhecer mais informações sobre o calendário PASEP.

PASEP ou Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público foi criado com a intenção de estender os benefícios aos funcionários públicos da mesma maneira que são beneficiados os funcionários da iniciativa privada.

Assim como o PIS, esse benefício é pago em dinheiro anualmente aos servidores, porém o banco responsável pelo seu pagamento é o Banco do Brasil. Para saber se você tem direito a esse benefício e outras informações importantes, continue acompanhando a leitura desse artigo e se informe.

O Calendário PASEP é útil para você?

Assim como no calendário PIS, as informações do calendário PASEP são importantes e interessantes para quem recebe esse benefício.

Você conhece os requisitos para ser beneficiário e começar a receber o PASEP?

Confira abaixo se você tem direito de receber esse dinheiro e se esse calendário é útil para você. Confira os requisitos:

  • Ter cadastro no PASEP por no mínimo 5 anos;
  • Ter recebido no ano anterior, uma quantia média de até 2 salários mínimos;
  • Ter cumprido uma jornada de trabalho de no mínimo 30 dias no ano anterior, esses dias podem ser consecutivos ou não;
  • Ter as informações atualizadas e cadastradas no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).

Como saber o número do meu PASEP?

Você que quer saber qual o número do seu PASEP é muito simples. Esse número geralmente se localiza na carteira de trabalho do trabalhador.

Se você não localizar esse número na sua carteira, basta comparecer em uma agência do Banco do Brasil com o seu documento de identidade e solicitar o extrato do PASEP.

Quem faz o cadastro do servidor no PASEP?

É importante que o trabalhador saiba, que o cadastro no PASEP é feito pelo empregador. É ele quem entrega todos os formulários com as informações sobre os seus servidores.

Os servidores devem entregar os formulários com as inscrições dos seus servidores sempre até dia 20 de janeiro do ano subsequente.

Como é feito o cadastro das entidades públicas no PASEP?

A entidade pública que quer se cadastrar no PASEP deve seguir alguns procedimentos obrigatórios, o primeiro passo é emitir uma carta por escrito e entregar em uma agência do Banco do Brasil com as seguintes informações:

  • Número do CNPJ;
  • Data do início das atividades de trabalho;
  • Nome da razão social;
  • Informações importantes sobre a empresa como endereço, número, CEP e telefone.

Calendário PASEP

O servidor que tem direito de receber o benefício do PASEP deve ficar atento ao Calendário PASEP, pois através desse calendário que você fica sabendo quais serão as datas de pagamento do seu benefício.

As datas de pagamento desde ano ainda não foram definidas, no momento da elaboração deste artigo, o único calendário disponível no momento é referente a 2017/2018.

✓ Veja também o calendário com as datas de pagamento PIS!

Veja abaixo o calendário disponível:

Final de inscrição (dígito) Início do pagamento
5 18/01/2018
6 e 7 22/02/2018
8 e 9 15/03/2018
Final do cronograma 29/06/2018

Posso receber o benefício em outra data?

O calendário PASEP 2023 serve para o servidor público saber exatamente a data que ele receberá o seu benefício.

Portanto, não adianta você querer receber o seu benefício em outra data, pois ele não ficará disponível o ano todo!

Como Participar do SISUTEC

      Nenhum comentário em Como Participar do SISUTEC

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também conhecido como SISUTEC, é tido como um dos melhores programas do Ministério da Educação, por que ele oferece anualmente oportunidades que mudam a vida de muitos jovens.

Quem pretende ser aprovado nesse programa para ocupar uma vaga em um excelente curso de qualificação faz muito bem. Justamente por que isso faz uma diferença enorme no seu conhecimento e abre portas para o mercado de trabalho.

São oportunidades em todo o Brasil e por isso vale a pena você concorrer. Com o SISUTEC 2022 se aproximando a quantidade de interessados é grande e por isso que recomendamos um bom preparo para a prova pois será bastante concorrido o certame.

No semestre anterior tivemos o preenchimento de 247 mil vagas em todo o Brasil, e para esse novo processo a estimativa é aproximada a essa. Essas oportunidades envolvem tanto escolas públicas como também privadas, pois os cursos são ministrados em ambas.

Entenda mais também sobre o Sebrae EAD 2022

Como Participar do SISUTEC 2022

Caso você tenha interesse em participar veja como funciona:

  • Instituições públicas e privadas oferecem vagas gratuitas para cursos profissionalizantes;
  • As vagas são destinadas aos alunos que cursaram o nível médio em escola pública;
  • Necessário ter feito o ENEM, somente com a nota do ENEM que você consegue se inscrever.

Esses são os critérios para que você possa participar desse programa e concorrer às vagas. Caso você tenha interesse não deixe de se inscrever, no site mesmo você faz isso: www.sisutec.mec.gov.br

Cursos SISUTEC 2022

Os cursos do SISUTEC 2022 como os cursos oferecidos através do FAETEC 2022, interessam muito os jovens, justamente por que eles envolvem muitas áreas diferentes e oportunidades ótimos para o mercado de trabalho. Corra atrás para conseguir a sua vaga, hoje temos que procurar por qualificação profissional.

Na sequência temos informações sobre quis são esses cursos, confira para que você possa ter conhecimento sobre as oportunidades em aberto:

  • Técnico em logística
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico em informática
  • Técnico em edificações
  • Técnico em radiologia
  • Técnico em eletrotécnica
  • Técnico em redes de computadores
  • Técnico em massoterapia
  • Técnico em meio ambiente
  • Técnico em mecânica
  • Técnico em informática para internet
  • Técnico em gerência de saúde
  • Técnico em computação gráfica
  • Técnico em estética
  • Técnico em programação de jogos digitais
  • Técnico em farmácia
  • Técnico em análises clínicas
  • Técnico em eletrônica
  • Técnico em cuidados de idosos
  • Técnico em química
  • Técnico em manutenção e suporte em informática
  • Técnico em desenho de construção civil
  • Técnico em nutrição e dietética

Caso esteja interessado (a) em algum desses cursos não deixe de se inscrever no programa, deixamos o link acima. As vagas são concorridas mas vale a pena tentar, esse programa já qualificou jovens em todas as partes do Brasil, e abriu oportunidades para o mercado de trabalho.