Vídeos para o despertar



Get the Flash Player to see this player.

Participação



Livro sobre construção sustentável Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Notícias - Ecoterra
Escrito por LuaEstrela   

Livro sobre sustentabilidade

Enviado por: "Ivani V. Santiago"


Pessoal,
Vale a pena conferir.

Programa Habitare disponibiliza gratuitamente livro sobre construção sustentável

O Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) disponibilizou para download gratuito na seção Publicações o livro ´Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a Casa Alvorada e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis. A obra reúne o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (NORIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a 15ª publicação editada e disponibilizada para download pelo Habitare, programa da Finep que tem apoio da Caixa Econômica Federal e do CNPq.

O novo livro trata de duas experiências: o Projeto Casa Alvorada e o Projeto CETHS - Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis. Estes projetos levaram ao desenvolvimento de um conjunto de dissertações, artigos científicos e trabalhos finais de disciplinas, que em parte são documentados na obra.

A edição traz também informações sobre o projeto ´Gestão Ambiental das Indústrias Oleiras e de Cerâmica Vermelha do Rio Grande do Sul`, desenvolvido em 2000, em parceria com o Sindicato das Olarias e Indústrias Cerâmicas do Rio Grande do Sul, e sobre o Concurso Internacional de Idéias de Habitações Auto-Sustentáveis para Populações Carentes, com julgamento na cidade de Canela (RS), em 1995.

Além de apresentar princípios gerais e diretrizes da sustentabilidade, a publicação descreve detalhadamente estratégias específicas adotadas na busca de conforto ambiental e eficiência energética, aproveitamento e reuso de recursos naturais, gestão da água da chuva e de águas residuárias, paisagismo sustentável, escolha de materiais e sistemas construtivos, entre inúmeros outros aspectos priorizados pela construção sustentável.

Pesquisa documentada
Projetado pelo NORIE em 1999, o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis (CETHS) foi implementado parcialmente pela prefeitura de Nova Hartz, resultando na construção de oito casas. A tipologia proposta foi em boa parte implementada, mas não foi realizada qualquer infra-estrutura prevista pelo projeto que buscou priorizar os diferentes aspectos da sustentabilidade.

O protótipo Casa Alvorada, também projetado segundo princípios da construção sustentável, foi construído no campus da UFRGS, mas ainda não está totalmente funcional. Mesmo assim, vários trabalhos de pesquisa foram realizados tendo como objeto estas duas experiências. O protótipo Casa Alvorada foi foco de seis dissertações de mestrado desenvolvidas por alunos do NORIE, sendo que uma gerou dados para uma tese de doutorado, além de vários trabalhos desenvolvidos por alunos de mestrado.

O NORIE é integrado ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS. A pós-graduação tem como áreas de concentração Estruturas, Geotecnia, Construção e Meio Ambiente. O Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação desenvolve suas atividades em torno das linhas de Gerenciamento, Materiais e Desempenho de Edificações e Sustentabilidade.

Mais informações:
Professor Miguel Aloysio Sattler
NORIE/UFRGS
51 3308 3900 / 51 3308 3518
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

SAIBA MAIS:

A Casa Alvorada
Características:
. A casa tem 48 metros quadrados (dois quartos, sala, cozinha e banheiro);
. O material escolhido para as alvenarias foi o tijolo de cerâmica, produzido em praticamente todo o Rio Grande do Sul;
. Todas as esquadrias de portas e janelas são de eucalipto, tratadas com produtos não tóxicos. Foi utilizado para prevenir o ataque de cupins um produto a base de óleos essenciais extraídos de plantas da Amazônia;
. A parte externa da casa conta com pergolados, que são estruturas de madeira usadas para dar suporte a espécies vegetais caducifólias, que perdem as folhas no inverno, propiciando maior entrada da radiação solar, e estão com folhas no verão, criando um ambiente sombreado.
. O teto possui forro duplo, com a inserção entre telha e forro de uma chapa de alumínio reciclada, offset da indústria gráfica, para manter o calor no inverno, com circulação de ar para auxiliar o resfriamento do telhado no verão;
. Para proteção da madeira contra a umidade, foi usado óleo de linhaça cozido;
. O protótipo foi equipado com coletores de água da chuva para utilização no vaso sanitário e irrigação do jardim;
. Um sistema biológico de tratamento de esgotos foi implantado no local. Ele separa as águas negras (do vaso sanitário) das águas cinzas (as demais águas residuárias geradas na construção). Cada uma delas é tratada separadamente. As águas negras passam por um digestor e depois por um filtro anaeróbico. Então se juntam às águas cinzas, que passaram por uma caixa de gordura. Em seguida as águas são conduzidas a um canteiro de evapotranspiração, composto por um filtro com material resultante dos resíduos de construção, que são cobertos com terra e sobre o qual são cultivadas plantas. As raízes dessas plantas buscam os nutrientes no efluente e, com isso, depuram ainda mais as águas originalmente cinzas e negras. Finalmente, o efluente do canteiro é conduzido a um pequeno espelho d´&aac ute;gua, onde plantas aquáticas poderão fazer o ´polimento´ final das águas residuárias;
. O pé-direito elevado do protótipo permite a construção de dois mezaninos, um na sala e outro no dormitório voltado para Norte, cada um com aproximadamente oito metros quadrados. Estas extensões são iluminadas e ventiladas pelas janelas superiores, existentes na fachada Norte do protótipo.

Localização:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Laboratório de Energia Solar
Av. Bento Gonçalves, 9500
Bairro Agronomia
Porto Alegre, RS

Fonte: Assessoria de Imprensa do Programa Habitare
www.habitare.org.br
 
Banner